EMAPS: Ética e Mediação Algorítmica de Processos Sociais

Page
Menu
News
You are here:   Home > Publicações > Resenhas e Notas

Resenhas e Notas

Todas as resenhas e notas do EMAPS têm licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons


Resenhas

Este documento apresenta uma resenha do seguinte artigo: Franchi, S., & Güzeldere, G. (2005). Machinations of the Mind: Cybernetics and Artificial Intelligence from Automata to Cyborgs. In S. Franchi & G. Güzeldere, Mechanical Bodies, Computational Minds (pp. 15–149). Cambridge, Mass.: The MIT Press.
A resenha foi escrita tendo em vista o contexto da disciplina INF2034 – Tópicos em Teoria da Computação II – Filosofia, Computação, Ética e Tecnologia: Uma Aproximação Interdisciplinar. A disciplina é parte da programação da pós-graduação doDepartamento de Informática da PUC-Rio, tendo por responsáveis os professores Edgar Lyra Netto (Departamento de Filosofia, PUC-Rio) e a autora desta resenha, Clarisse de Souza (Departamento de Informática, PUC-Rio).
Palavras-Chave da Autora da Resenha: Inteligência Artificial; Cibernética; História e Filosofia da Ciência; Interdisciplinaridade

Este documento apresenta uma resenha do seguinte livro: Alpaydin, E. (2016) Machine Learning. The MIT Press Essential Knowledge Series. Cambridge, Mass.: The MIT Press.
A resenha foi escrita tendo em vista o contexto da disciplina INF2034 – Tópicos em Teoria
da Computação II – Filosofia, Computação, Ética e Tecnologia: Uma Aproximação Interdisciplinar. A disciplina é parte da programação da pós-graduação do Departamento de Informática da PUC-Rio, tendo por responsáveis os professores Edgar Lyra Netto (Departamento de Filosofia, PUC-Rio) e a autora desta resenha, Clarisse de Souza (Departamento de Informática, PUC-Rio).
Palavras-Chave da Autora da Resenha:
Inteligência Artificial; Aprendizado de Máquina.

Este documento apresenta uma resenha do seguinte livro: Coeckelbergh, M. (2020) AI Ethics. The MIT Press Essential Knowledge Series. Cambridge, Mass.: The MIT Press.
A resenha foi escrita tendo em vista o contexto da disciplina INF2034 – Tópicos em Teoria
da Computação II – Filosofia, Computação, Ética e Tecnologia: Uma Aproximação Interdisciplinar. A disciplina é parte da programação da pós-graduação do Departamento de Informática da PUC-Rio, tendo por responsáveis os professores Clarisse de Souza (Departamento de Informática, PUC-Rio) e o autor desta resenha, Edgar Lyra Netto (Departamento de Filosofia, PUC-Rio).
Palavras-Chave da Resenha:
Inteligência Artificial; Tecnologia; Ética; Responsabilidade Moral; Transumanismo; Sociedade

Este documento apresenta uma resenha do seguinte livro: Shanahan, M. (2015) The technological singularity. Cambridge, Mass.: The MIT Press.
A resenha foi escrita tendo em vista o contexto da disciplina INF2034 – Tópicos em Teoria
da Computação II – Filosofia, Computação, Ética e Tecnologia: Uma Aproximação Interdisciplinar. A disciplina é parte da programação da pós-graduação do Departamento de Informática da PUC-Rio, tendo por responsáveis os professores Clarisse de Souza (Departamento de Informática, PUC-Rio) e o autor desta resenha, Edgar Lyra Netto (Departamento de Filosofia, PUC-Rio).
Palavras-Chave do Livro:
Inteligência Artificial; Previsões

  • de Souza, Clarisse S. (2021) Vida na Era da Hiperconectividade. EMAPS-Resenhas #05. Rio de Janeiro, RJ - Brasil: SERG, Departamento de Informática, PUC-Rio,2021. 15 p. Disponível em: de Souza, Clarisse S. (2021)Vida na Era da Hiperconectividade.EMAPS-Resenhas #05. Rio de Janeiro, RJ - Brasil: SERG, Departamento de Informática, PUC-Rio,2021. 15 p. Disponível em: www.hcc.inf.puc-rio.br/EMAPS/userfiles/downloads/Resenha-Floridi2015.pdf

Este documento apresenta uma resenha de partes selecionadas do livro: Floridi, L.(2015). The Onlife Manifesto - Being Human in a Hyperconnected Era. Cham:Springer Open. A resenha foi escrita tendo em vista o contexto da disciplina INF2034 – Tópicos em Teoria da Computação II – Filosofia, Computação, Ética e Tecnologia: Uma Aproximação Interdisciplinar.A disciplina é parte da programação da pós-graduação do Departamento de Informática daPUC-Rio, tendo por responsáveis os professores Edgar Lyra Netto (Departamento de Filosofia,PUC-Rio) e a autora desta resenha, Clarisse de Souza (Departamento de Informática, PUC-Rio).

Palavras-Chave da Autora da Resenha: Vida Hiperconectada; Hiper-história; Responsabi-lidade Epistêmica; Proteção “By Design”.

 


Notas

This document presents the syllabus for a graduate interdisciplinary course on Philosophy, Com-putation, Ethics, and Technology, taught at the Department of Informatics of the PontificalCatholic University of Rio de Janeiro (PUC-Rio), in 2021. The course was open for enrollmentto students from any of the other graduate schools of PUC-Rio. No pre-requisites applied.

Keywords: Philosophy, Ethics, Digital Technologies, Artificial Inteligence, Interdisciplinarity.

  • de Souza, C.S. (2021) Filosofia da Tecnologia: Uma Experiência Docente na Pós-Graduação da PUC-Rio. Palestra Convidada do Seminário Integrado de Software e Hardware SEMISH’2021 - XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. EMAPS-Notas #02. Rio de Janeiro, RJ - Brasil: SERG, Departamento de Informática, PUC-Rio, 2021. 17 p. Acesso: http://www.hcc.inf.puc-rio.br/EMAPS/userfiles/downloads/Notas-deSouzaSEMISH2021.pdf

Resumo: A intensificação dos avanços técnicos e científicos, na confluência do aprendizado de máquina e acesso a imensos volumes de dados, tem deixado cada vez mais claras para diversos segmentos da sociedade, inclusive muitos cientistas ligados às ciências humanas e sociais, as encruzilhadas morais e éticas com que nossa área de atuação, a Informática, se confronta. Embora nossos desafios neste plano não sejam novos quanto a princípios e ques- tões de fundo, é novidade a escala e a aceleração com que eles têm se multiplicado e, assim, afetado intensamente — embora nem sempre de maneira positiva — a vida de todos no planeta. Nesta palestra vou apresentar o perfil e os resultados de uma iniciativa recente, realizada na PUC-Rio, em que um colega do Departamento de Filosofia e eu, do Departa- mento de Informática, planejamos e lecionamos uma disciplina de pós-graduação aberta a alunos de qualquer área da universidade. Já na fase de matrícula, chamou-nos a atenção que as vagas se esgotaram rapidamente, com mestrandos e doutorandos dos nossos dois departa- mentos, mas também dos departamentos de Direito, Comunicação Social e Educação. Além deles, diversos professores, colegas da PUC-Rio e de outras universidades, pediram para inscrever-se como participantes, juntamente com alguns alunos, de modo que ao limitarmos o número de participantes em 60 pessoas, por motivos de infraestrutura durante a pandemia da COVID-19, éramos um grupo de professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e, também, de graduação, oriundos de 10 àreas disciplinares, ligadas às ciências humanas, soci- ais, informática e engenharia. Minha apresentação vai relatar nossas experiências e desafios como professores, na condução da disciplina, bem como compartilhar nossas reflexões de pesquisadores sobre o que significa a {inter,trans}disciplinaridade na formação de cientistas nos dias de hoje.

Powered by CMSimple | Template by CMSimple adapted by EMAPS| Login