EMAPS.Voyant

No módulo de ajuda do Voyant (encaixado abaixo), há descrições e instruções para externalizar dados produzidos pelo Voyant. Porém, não há explicações diretas nesta página de ajuda sobre como exportar dados de documentos e corpora, de tal forma que possam ser manipulados com uma planilha ou programa. Veja como fazer.


Alternativas para Exportação de Dados

Na figura abaixo, mostramos pontos importantes sobre a exportação de dados do Voyant. 

Dois exemplos de diálogo para exportação de dados

Primeiramente, contrastando a exportação oferecida pela ferramenta Cirrus com a oferecida pela ferramenta Contexts, vemos que os recursos de exportação não são os mesmos nos dois casos. Isto exemplifica o fato de que cada ferramenta tem recursos próprios de exportação, que podem ser explorados no diálogo que se abre quando o usuário clica no ícone de exportação que aparece ao se posicionar o ponteiro do mouse na barra acinzentada próximo ao ponto de interrogação.

Em segundo lugar, vemos também que há um conjunto de funções de exportação invariantes: a exportação de um código HTML para injetar a ferramenta e seus dados correntes em outra página HTML; a de referência à página em questão em diferentes formatos (MLA, Chicago, APA e Bibtex); e finalmente a exportação para um novo caderno Spyral (um tema avançado de que não trataremos agora; caso queira se adiantar, consulte a ajuda do Voyant sobre este recurso).

Em terceiro lugar, sendo a Cirrus uma ferramenta de visualização e a Contexts uma ferramenta de busca textual, vemos que a Cirrus permite exportação de imagens, ao passo que a Contexts permite exportação de dados textuais para diferentes tipos de processamento (em HTML, TSV e JSON). É muitíssimo útil a última alternativa da lista -- exportação de todos os dados disponíveis no Voyant em formato TSV (tab-separated values).  Eis um pedaço do que se obtém quando esta opção é acionada:

Parte de dados exportados em formato TSV

Como as primeiras colunas têm valores de tamanho homogêneo para todas as linhas, pode-se notar que entre elas há uma "tabulação" (tab), o que permite que se copie todo este conteúdo e que ele seja, em seguida, "colado" em uma planilha. A partir daí, são possíveis inúmeras manipulações interessantes.

É possível que o autor de determinada análise tenha configurado de tal forma o Voyant que há um "bloqueio de exportação". Ou seja, algumas exportações específicas não são possíveis. É tipicamente o caso de análises sobre textos que estão protegidos por direitos de cópia. Eles não podem ser baixados ou exportados. Porém, tal não é o caso do texto que estamos usando neste caderno. Assim, podemos baixar o nosso documento, como mostra a figura abaixo, capturada com o uso da ferramenta Documents.

Baixar documento em análise

nach oben