EMAPS.Voyant

Meus primeiros passos com o Voyant foram totalmente exploratórios. Não assisti a nenhum tutorial; optei por mergulhar direto na experiência de uso e, só depois de colher minhas primeiras impressões, começar a estudar de maneira mais estruturada. A opção, no meu caso, foi ler o livro de Rockwell e Sinclair e, sob orientações dos criadores do Voyant, revisitar o espaço que já tinha explorado sozinha. Aprender é uma questão de escolha e estratégia pessoal. Cada pessoa tem a sua forma predileta e mais eficiente para estudar e ampliar seu conhecimento. O meu roteiro é, portanto, apenas um entre muitos possíveis.

O que é o Voyant

O Voyant é um ambiente online, de acesso público, que disponibiliza uma suíte de ferramentas para análise e visualização de (dados sobre) textos. Um exemplo muito popular de análise e visualização de texto é a chamada nuvem de palavras. Aqui temos uma, gerada em tempo real pelo próprio Voyant, em março de 2024.

A imagem corresponde a uma análise de frequência das palavras de um texto disponível neste endereço: https://library.villanova.edu/application/files/9815/8739/5480/VoyantToolsParadiseLostTutorial.pdf.  O texto, intitulado Text Analysis 101: Voyant Tools, é justamente um tutorial sobre análise de texto com o Voyant, preparado por uma especialista em Digital Scholarship da Bilioteca Falvey, na Villanova University, Philadelphia.

Este primeiro pequeno exemplo já nos permite aprender uma coisa muito importante sobre o Voyant: ele nos permite injetar ferramentas de análise (e seus respectivos resultados) em nossas próprias páginas HTML. O que você está vendo nesta página se deve a um código que o Voyant gera e exporta automaticamente para nós (depois veremos como ele faz isto). O código é este:

<iframe style="width: 100%; height: 350px;" src="https://voyant-tools.org/tool/Cirrus/?view=Cirrus&amp;corpus=fb27886554e534456cdc8add248f06d0"></iframe>

Se você codificar uma página HMTL qualquer e incluir este trecho, vai ver a mesma nuvem que está vendo aqui. E atenção: a nuvem não é uma imagem estática! Você pode interagir com ela. Quer tentar? Experimente mexer no controle Terms, Controle "Terms" da ferramenta "Cirrus" , que aparece no lado inferior esquerdo da tela. Ele altera o número de termos que você vê. Experimente.

Outra coisa que o exemplo nos permite aprender é que os endereços (URLs) de acesso às ferramentas e análises do Voyant são muito significativos. Vale a pena entender como eles funcionam porque isto nos permitirá explorar coisas que nem sempre conseguimos fazer com a interface amigável do Voyant. Retomando o código HTML que está injetado nesta página, a principal informação contida nele é uma URL, ou endereço:

https://voyant-tools.org/tool/Cirrus/?view=Cirrus&corpus=fb27886554e534456cdc8add248f06d0

Nesta cadeia de caracteres temos:

  1. O endereço-base do servidor internacional do Voyant: https://voyant-tools.org/
    Todas as URLs (ou endereços) de acesso às ferramentas de análise e seus resultados começam por este prefixo.
  2. A sequência /tool/Cirrus/? indica a ferramenta que está sendo acessada.
  3. O restante da cadeia de caracteres no endereço são parâmetros de execução para a ferramenta invocada. No caso-exemplo, temos:
    • view=Cirrus indicando a chamada de visualização da ferramenta Cirrus
    • & que separa, entre si, os parâmetros de uma lista (que pode ser longa)
    • corpus=fb27886554e534456cdc8add248f06d0 que indica o "corpus" de análise (no nosso caso, o documento que submetemos para análise.
      Esta cadeia com 32 caracteres alfanuméricos é o "identificador interno" do nosso documento. Ela é gerada automaticamente pelo Voyant para qualquer documento que seja submetido por um usuário. Guardar este número para um acesso rápido é sempre muito útil.
O que fazer com esta dica?

Lembrar dela é sempre bom. Por um lado, como já dissemos, "comandar" a análise do Voyant através de edição da URL pode dar acesso a operações que não são fáceis (e, por vezes, nem possíveis) se usarmos apenas a interface gráfica do Voyant. Por outro lado, o Voyant oferece um ambiente de programação muito poderoso (e avançado) para definirmos novos tipos de análise ou então escrevermos cadernos interativos com análises textuais. Este ambiente, chamado Spyral Notebooks, utiliza parâmetros praticamente iguais aos que aparecem nas URLs, além de usar - eventualmente - as própias URLs. Portanto, uma familiaridade com este recurso compensa amplamente.

Para testar como tudo funciona, aqui vai um passo-a-passo de demonstração. Você vai precisar saber que o Voyant tem uma outra ferramenta chamada Summary, que oferece literalmente um sumário de informações quantitativas sobre o texto analisado. Se quisermos "comandar" a execução da ferramenta Summary através da URL que chamou a ferramenta Cirrus, acima, basta editar a cadeia de chamada:

edição da cadeia da URL em dois pontos

A cadeia resultante é esta:
https://voyant-tools.org/tool/Summary/?view=Summary&corpus=fb27886554e534456cdc8add248f06d0. Clique e veja o que acontece.

nach oben