EMAPS
 EMAPS Logo

 

Em 10 de outubro de 2023, realizou-se na PUC-Rio, como parte da série de  Encontros Pedagógicos de 2023.2, uma oficina de reflexões e debates sobre Inteligência Artificial e Transformações na Economia do Conhecimento. A mesa de apresentadores contou com a presença das professoras Marley Vellasco (vice-reitora ccadêmica e professora do Departamento de Engenharia Elétrica), Clarisse de Souza (professora titular emérita do Departamento de Informática) e do Professor Edgar Lyra (professor associado do Departamento de Filosofia).

O encontro teve início com uma apresentação do Professor Edgar Lyra (ver slides) sobre os objetivos, motivação e roteiro da oficina. No primeiro bloco houve três apresentações-guia para as discussões. Primeiramente, a Professora Marley fez um apanhado panorâmico da história e dos principais conceitos de Inteligência Artificial que levaram ao ChatGPT, principal produto em discussão. Na sequência, a Professora Clarisse falou da influência da tecnologia nas formas de acesso e produção de conhecimento, concentrando-se em três exemplos: o caso do Google Acadêmico; o caso do Voyant; e o caso do ChatGPT (ver slides). Ao final do primeiro bloco, o Professor Edgar falou sobre  os impactos das IAs/LLMs no Ensino (ver slides), destacando: incorporação "inteligente" (proselitista ou sóbria) das novas tecnologias digitais nas práticas de ensino e aprendizagem; temores e tentativas de mitigação de efeitos nocivos, por exemplo, buscas de alternativas para evitar plágio, preguiça intelectual e outros desvios; e oportunidade de reabertura de questões de fundo ligadas à formação escolar das novas gerações.

No segundo bloco os participantes se dividiram em subgrupos tendo por objetivo conversar sobre as apresentações e trazer questões para uma discussão plenária, no terceiro e último bloco. Estas questões giraram principalmente em torno de como usar o ChatGPT como um aliado no ensino e como avaliar trabalhos dos alunos em um cenário onde o ChatGPT será cada vez mais um contribuidor/autor de significativas porções destes trabalhos.

nach oben